Festa Literaria de Parati

2696 palavras 11 páginas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília
Curso Técnico em Eventos Grupo:

Festa Literária Internacional de Parati

Brasília, 27 de maio de 2013

1

INDICE

INTRODUÇÃO ................................................................................... 3
DESENVOLVIMENTO ....................................................................... 5
CONCLUSÃO .................................................................................... 8
BIBLIOGRAFIA ................................................................................ 10
ANEXOS .......................................................................................... 11

2

INTRODUÇÃO
Criada em 2003 com o objetivo de contribuir para a resolução dos problemas de infraestrutura urbana de Paraty – RJ, a Festa Literária
Internacional de PARATI – FLIP, além de promover a literatura, potencializa transformações na cidade nas áreas de preservação do patrimônio assumindo o papel de agente de promoção do Patrimônio Histórico-Cultural, ou seja promovem e incentivam a produção cultural e ao fazê-las tornam-se um agente de desenvolvimento e preservação do patrimônio. Complementando essa idéia, é possível ainda afirmar que contribuem na revitalização de espaços, dinamização de mercados e para a formação de novos consumidores culturais.
Promovem ainda educação e infraestrutura urbana constituindo um veiculo poderoso de mudanças profundas no modo pela qual a população faz uso dos espaços públicos.

A idealização da festa é atribuída à editora inglesa Liz Calder que em contato com Mauro Munhoz, atual presidente da Associação Casa
Azul, surgiu à idéia da criação de um festival literário na cidade de Paraty. No mundo, outros festivais de literatura fazem sucesso, o mais conhecido destes e que serviu de modelo para a criação da Flip é o de Hay-on-Wye realizado no país de Gales que já reuniu 93.000 leitores no ano de 2003.

A realização da FLIP foi decisiva

Relacionados