EAD 232 Psicologia III Compreens O De Textos

2864 palavras 12 páginas
Disciplina: EAD 232 - Ensino e Aprendizagem de psicologia III
Professoras: Lealce Mendes da Silva Carla Mercês da Rocha Jatobá Ferreira
Aluno (a): Maria Rosa de Jesus Silva – matrícula – 13.1.6550
Pólo: Lagoa Santa
Período: 5° semestre
Tutora a distância: Ana Rita de Cássia Delvaux
Tutora presencial: Celeste Stella Seabra da Silva Ottoni
Tarefa: Registro Compreensão de textos

Data: 22/04/2015

REGISTRO DE COMPREENSÃO
DOS TEXTOS: 04, 05 E 06, DISPONIBILIZADOS
NA PLATAFORMA MOODLE

Lagoa Santa, março de 2015.

Texto 04:

A CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO: UM QUESTIONAMENTO SOBRE PRÁTICAS DISCURSIVAS E EDUCAÇÃO FORMAL.
A autora Smolka, na concepção de Vygotsky, começa o texto definindo instrumento como meios de controle e domínio da natureza que orientam o comportamento para o objeto da atividade provocando modificações nos objetos, e signo como meios de atividades internas, dirigida para o controle do sujeito modificando as próprias operações psicológicas e não o objeto sobre o qual incidem; Signo significado significante que faz sentido para o sujeito.
Em seguida refere-se às noções existentes de concepções de linguagens. Se a linguagem for concebida como instrumento, passa a ser vista como meio para atingir um fim como meio de expressão, comunicação e representação. Outro meio de concepção implica a linguagem como instrumento, que faz parte de uma ação, transforma a ação, mas não é a própria ação.
Segundo as elaborações de Vygotsky, há outras possibilidades de conceber a linguagem como a de caráter Constitutivo, quando ela explora as relações entre pensamento e linguagem: O Ser humano desenvolve linguagens com fins de comunicação (quando o bebê chora, usa o choro ou palavras só para se comunicar); Depois passa a utilizar instrumentos mediadores sem mediação simbólica (sem instrumentos e signos). Por fim quando o pensamento e linguagem se unem a criança utiliza mediação simbólica. Então a linguagem

Relacionados