dn gjg hjgh jjj

891 palavras 4 páginas
22/10/2014 18h24 - Atualizado em 22/10/2014 19h02
Oposição tenta convocar Gleisi para CPI da Petrobras; PT mira em Aécio
Deputado protocolou pedido para que senadora seja obrigada a depor.
Petista quer que Aécio explique informações de investigado na Lava Jato.
Priscilla Mendes
Do G1, em Brasília

Parlamentares da oposição protocolaram nesta quarta-feira (22) requerimento de convocação da senadora e ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann para prestar depoimento à CPI mista da Petrobras. O PT também apresentou requerimento de convocação, para tentar levar à CPI o presidente do PSDB e candidato à Presidência, Aécio Neves, além de outros parlamentares e dirigentes do partido. arte petrobras (Foto: Editoria de Arte/G1)
Gleisi
O requerimento que trata da convocação de Gleisi Hoffmann – apresentado pelo líder do Solidariedade na Câmara, Fernando Francischini – é baseado em reportagem do jornal "O Estado de S. Paulo". Se convocada, Gleisi ficará obrigada a comparecer. Para que isso aconteça, os membros da CPI terão de aprovar o requerimento.
Segundo a publicação, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa afirmou durante delação premiada que o suposto esquema de corrupção instalado na estatal repassou R$ 1 milhão para a campanha de Gleisi em 2010, quando ela concorreu a uma vaga no Senado. A parlamentar negou ter recebido o dinheiro.
Paulo Roberto Costa foi diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras entre 2004 e 2012. Foi preso na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, que investiga esquema de lavagem de dinheiro, mas após firmar acordo de delação premiada, passou a cumprir prisão domiciliar. Segundo a PF, ele operava juntamente com o doleiro Alberto Youssef, que também negocia acordo com a justiça em troca de diminuição na pena.
Costa e Youssef revelaram suposto esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propina que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões e beneficiado partidos governistas como PT, PMDB e PP. As legendas negam envolvimento.

Relacionados